Robinson R44 Raven II Azul – 2011

R$2 900 000
R$2 550 000

Robinson R44 Raven II 2011

Detalhes do Veículo
Tipo Helicóptero
Km km
Combustível Gasolina
Motor
Ano 2011
Preço 2900000
Transmissão Manual
Tração
Cor Exterior Azul Sólido
Cor Interior Bege
Tempo de Vôo horas
Horas de navegação horas
Blindado
Informações Adicionais
                   
Descrição

                                   Robinson R44 Raven II Azul – 2011

 

 

Robinson R44

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
R44

Helicóptero
Robinson R44 Raven II Azul - 2011
Robinson R44 Raven II Azul – 2011

Robinson R-44 – O helicóptero monomotor a pistão mais vendido do mundo

Descrição
Tipo / Missão Helicóptero utilitário leve e de treinamento de uso civil e militar
País de origem  Estados Unidos
Fabricante Robinson Helicopter Company
Período de produção em produção
Quantidade produzida 5610 (2012)[1] unidade(s)
Custo unitário $425,000 (2011)
Desenvolvido de Robinson R22
Desenvolvido em Robinson R66
Primeiro voo em 31 de março de 1990 (27 anos)
Introduzido em 1993
Tripulação 1 ou 2
Passageiros 2 passageiro(s)
Carga útil 340 kg (750 lb)
Especificações (Modelo: R44 Raven II)
Dimensões
Comprimento 8,96 m (29,4 ft)
Altura 3,3 m (10,8 ft)
Diâmetro do(s) rotor(es) 10,1 m (33,1 ft)
Peso(s)
Peso vazio 657,7 kg (1 450 lb)
Peso carregado 1 134 kg (2 500 lb)
Propulsão
Motor(es) 1 x Lycoming IO-540-AE1A5 de seis cilindros
Potência (por motor) 245 hp (183 kW)
Performance
Velocidade máxima 240 km/h (129 kn)
Velocidade de cruzeiro 200 km/h (108 kn)
Alcance (MTOW) 560 km (348 mi)
Teto máximo 4 300 m (14 100 ft)
Notas
Dados de: Robinson R44 Raven II Pilot’s Operating Handbook and FAA approved rotorcraft flight manual, datado de 13 de junho 2005.

Robinson R-44, é um helicóptero monomotor a pistão de pequeno porte projetado para transporte executivo, de passeio e de turismo, e para coberturas jornalísticas, projetado e fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1990 pela Robinson Helicopter Company, que é atualmente um dos maiores fabricantes de helicópteros do mundo.[2]

O pequeno Robinson R-44 é impulsionado por um motor a pistão Lycoming IO-540 e tem capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontosheliportos, e também para viagens intermunicipais.[2]

A primeira versão do R-44, a mais simples, denominada R-44 Astro, foi lançada na década de 1990, e alguns anos depois foi lançada a versão melhorada R-44 Raven, com a introdução no projeto dos comandos de voo hidráulicos, reduzindo a necessidade de força do piloto para controlar a aeronave. A versão mais recente e moderna é a R-44 Raven II, lançada em 2003, com a introdução do sistema de injeção eletrônica de combustível no motor Lycoming, fabricado pela Textron.[2]

De modo geral, o custo operacional por quilômetro voado de um helicóptero monomotor a pistão com capacidade para três passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma aeronave de asa fixa a pistão também com capacidade para transportar três passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.

Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e outras cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para uso executivo do mundo.[3]

Na década de 1990, a Robinson Helicopter Company utilizou como base o pequeno modelo de helicóptero Robinson R-22para dar origem ao Robinson R-44, com um grande número de mudanças que tornou o R-44 um modelo diferente de aeronave. O motor Lycoming IO-540 com injeção eletrônica do R-44 Raven II é cerca de 20 hp mais potente do que a versão Lycoming IO-540 com carburador do R-44 Astro e do R-44 Raven.

Desde sua criação na década de 1970, a Robinson Helicopter Company já fabricou mais de 10.000 unidades de helicópteros de diversos modelos, o R44 é o principal modelo de aeronave fabricado pela empresa, o mais vendido, com mais de 5.000 unidades fabricadas.

O custo operacional por quilômetro voado de helicópteros monomotores a pistão é menor que o custo operacional por quilômetro voado de helicópteros monomotores a turbina.

Referências

  1. Ir para cima Robinson Journal-2013.
  2. ↑ Ir para:a b c «Robinson R-44». Robinson Helicopters. Consultado em 25 de outubro de 2014
  3. Ir para cima «Mercado Que Só Cresce». Aero Magazine. Consultado em 25 de outubro de 2014

 

 

FICHA TÉCNICA

CAPACIDADE
Capacidade
1+3
MOTORIZAÇÃO
Motor(es)
1x Lycoming IO-540
Potência máx. de decolagem por motor
182 kW
245 shp
PESOS
Peso vazio
678 kg
1.495 lbs
DESEMPENHO (COM PESO MÁXIMO DE DECOLAGEM)
Velocidade de cruzeiro rápido
214 km/h
116 kts
Autonomia com tanque Standard
555 km
300 nm
Teto de vôo pairado (IGE)
1.219 m
4.000 ft
Teto de vôo pairado (OGE)
2.286 m
7.500 ft
Capacidade dos tanques
80 l
177 US gal

 

empre Hangarado, Uso Particular, Todos os SB’s e AD’s em Dia, Estado de novo.

Categoria Pistão
Fabricante ROBINSON
Modelos R44 RAVEN II
Ano 2011
Horas totais 1400
Nº de Assentos 1 + 3

 

Informações Gerais

R44 Raven II – Azul Com Faixas Douradas – Sempre Hangarado – Estado de Novo

Célula

Horas totais de célula: 1400
Qtd. de pousos realizados: 1400

Motor(es)

Horas totais(TTSN): 1400
Horas disponíveis(TBO): 800

Aviônicos e Rádios

Bendix King KY196A COMM 1
Garmin GNS-430W COMM2 / GPS
Indicador Garmin GI-106A
Transponder Garmin GTX-327
Cronometro Digital Astrotech – LC2
Gyro Horizonte Mid-Continent
Bússola Vertical Precision – PAI-700

Equipamentos Adicionais

Bancos em couro Bege
Ar Condicionado
Janelas Bolha
H.I.D. Land Lights
L.E.D Nav Lights
4x Fones Bose A20