Robinson R44 Raven II Azul – 2011

R$ 1 050 000

Robinson R44 Raven II Azul – 2011

Detalhes do Carro:
Tipo Helicóptero
Km N/A
Combustível Gasolina
Motor N/A
Ano 2011
Preço 1200000
Transmissão Manual
Tração N/A
Cor Exterior Azul Sólido
Cor Interior Bege
Tempo de Vôo N/A
Horas de navegação N/A
Blindado N/A

                                   Robinson R44 Raven II Azul – 2011

 

 

Robinson R44

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
R44

Helicóptero
Robinson R44 Raven II Azul - 2011
Robinson R44 Raven II Azul – 2011

Robinson R-44 – O helicóptero monomotor a pistão mais vendido do mundo

Descrição
Tipo / Missão Helicóptero utilitário leve e de treinamento de uso civil e militar
País de origem  Estados Unidos
Fabricante Robinson Helicopter Company
Período de produção em produção
Quantidade produzida 5610 (2012)[1] unidade(s)
Custo unitário $425,000 (2011)
Desenvolvido de Robinson R22
Desenvolvido em Robinson R66
Primeiro voo em 31 de março de 1990 (27 anos)
Introduzido em 1993
Tripulação 1 ou 2
Passageiros 2 passageiro(s)
Carga útil 340 kg (750 lb)
Especificações (Modelo: R44 Raven II)
Dimensões
Comprimento 8,96 m (29,4 ft)
Altura 3,3 m (10,8 ft)
Diâmetro do(s) rotor(es) 10,1 m (33,1 ft)
Peso(s)
Peso vazio 657,7 kg (1 450 lb)
Peso carregado 1 134 kg (2 500 lb)
Propulsão
Motor(es) 1 x Lycoming IO-540-AE1A5 de seis cilindros
Potência (por motor) 245 hp (183 kW)
Performance
Velocidade máxima 240 km/h (129 kn)
Velocidade de cruzeiro 200 km/h (108 kn)
Alcance (MTOW) 560 km (348 mi)
Teto máximo 4 300 m (14 100 ft)
Notas
Dados de: Robinson R44 Raven II Pilot’s Operating Handbook and FAA approved rotorcraft flight manual, datado de 13 de junho 2005.

Robinson R-44, é um helicóptero monomotor a pistão de pequeno porte projetado para transporte executivo, de passeio e de turismo, e para coberturas jornalísticas, projetado e fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1990 pela Robinson Helicopter Company, que é atualmente um dos maiores fabricantes de helicópteros do mundo.[2]

O pequeno Robinson R-44 é impulsionado por um motor a pistão Lycoming IO-540 e tem capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontosheliportos, e também para viagens intermunicipais.[2]

A primeira versão do R-44, a mais simples, denominada R-44 Astro, foi lançada na década de 1990, e alguns anos depois foi lançada a versão melhorada R-44 Raven, com a introdução no projeto dos comandos de voo hidráulicos, reduzindo a necessidade de força do piloto para controlar a aeronave. A versão mais recente e moderna é a R-44 Raven II, lançada em 2003, com a introdução do sistema de injeção eletrônica de combustível no motor Lycoming, fabricado pela Textron.[2]

De modo geral, o custo operacional por quilômetro voado de um helicóptero monomotor a pistão com capacidade para três passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma aeronave de asa fixa a pistão também com capacidade para transportar três passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.

Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e outras cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para uso executivo do mundo.[3]

Na década de 1990, a Robinson Helicopter Company utilizou como base o pequeno modelo de helicóptero Robinson R-22para dar origem ao Robinson R-44, com um grande número de mudanças que tornou o R-44 um modelo diferente de aeronave. O motor Lycoming IO-540 com injeção eletrônica do R-44 Raven II é cerca de 20 hp mais potente do que a versão Lycoming IO-540 com carburador do R-44 Astro e do R-44 Raven.

Desde sua criação na década de 1970, a Robinson Helicopter Company já fabricou mais de 10.000 unidades de helicópteros de diversos modelos, o R44 é o principal modelo de aeronave fabricado pela empresa, o mais vendido, com mais de 5.000 unidades fabricadas.

O custo operacional por quilômetro voado de helicópteros monomotores a pistão é menor que o custo operacional por quilômetro voado de helicópteros monomotores a turbina.

Referências

  1. Ir para cima Robinson Journal-2013.
  2. ↑ Ir para:a b c «Robinson R-44». Robinson Helicopters. Consultado em 25 de outubro de 2014
  3. Ir para cima «Mercado Que Só Cresce». Aero Magazine. Consultado em 25 de outubro de 2014

 

 

FICHA TÉCNICA

CAPACIDADE
Capacidade
1+3
MOTORIZAÇÃO
Motor(es)
1x Lycoming IO-540
Potência máx. de decolagem por motor
182 kW
245 shp
PESOS
Peso vazio
678 kg
1.495 lbs
DESEMPENHO (COM PESO MÁXIMO DE DECOLAGEM)
Velocidade de cruzeiro rápido
214 km/h
116 kts
Autonomia com tanque Standard
555 km
300 nm
Teto de vôo pairado (IGE)
1.219 m
4.000 ft
Teto de vôo pairado (OGE)
2.286 m
7.500 ft
Capacidade dos tanques
80 l
177 US gal

 

empre Hangarado, Uso Particular, Todos os SB’s e AD’s em Dia, Estado de novo.

Categoria Pistão
Fabricante ROBINSON
Modelos R44 RAVEN II
Ano 2011
Horas totais 1400
Nº de Assentos 1 + 3

 

Informações Gerais

R44 Raven II – Azul Com Faixas Douradas – Sempre Hangarado – Estado de Novo

Célula

Horas totais de célula: 1400
Qtd. de pousos realizados: 1400

Motor(es)

Horas totais(TTSN): 1400
Horas disponíveis(TBO): 800

Aviônicos e Rádios

Bendix King KY196A COMM 1
Garmin GNS-430W COMM2 / GPS
Indicador Garmin GI-106A
Transponder Garmin GTX-327
Cronometro Digital Astrotech – LC2
Gyro Horizonte Mid-Continent
Bússola Vertical Precision – PAI-700

Equipamentos Adicionais

Bancos em couro Bege
Ar Condicionado
Janelas Bolha
H.I.D. Land Lights
L.E.D Nav Lights
4x Fones Bose A20